Vereadores de Patos de Minas devem votar projeto que estabelece manejo de resíduos sólidos urbanos
Serviço abrangerá coleta seletiva, triagem, tratamento, compostagem e destinação final

Os vereadores de Patos de Minas devem votar nesta quinta-feira (22), o polêmico Projeto de Lei n° 6139/2025. A proposta, com autoria do Executivo Municipal, estabelece diretrizes para a organização do serviço de manejo de resíduos sólidos urbanos.
O texto estabelece que a gestão dos resíduos será conduzida pelo Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável do Alto Paranaíba (CISPAR). Segundo o presidente do Consórcio, Rhenys Cambraia, a iniciativa é uma obrigação.
“É uma lei que exige que o município faça e exige a cobrança de uma taxa [...], se nós não fizermos isso, vai ser improbidade administrativa”, disse o presidente.
Caso seja aprovado, o consórcio ficará autorizado a realizar licitação e contratar uma empresa concessionária para operar o serviço. O serviço abrangerá coleta seletiva, triagem, tratamento, compostagem e destinação final dos resíduos sólidos.
Preocupação
No entanto, a instituição da tarifa tem gerado problemas. Enquanto parte da população manifesta preocupação com a possibilidade de um novo encargo mensal, o Executivo argumenta que a medida é essencial para garantir a sustentabilidade.
O prefeito Luís Eduardo Falcão utilizou as redes sociais para defender a aprovação do projeto. O político ressaltou que o atual aterro sanitário está próximo do fim e afirmou ser necessário novas soluções. De acordo com ele, existem muitas fake news.
“Nós estamos trabalhando sempre da forma mais responsável possível, mas nós temos que cumprir o que é Lei Federal, trazendo o menor custo possível para a população”, destacou Falcão.
Leia também